No dia 21 de Dezembro de 2010 realizámos a nossa viagem de sonho com as crianças da casa de Cedofeita e da Casa do Vale.
Partimos por volta das 6:30h , o dia ainda não tinha nascido e estava a chover; contudo o estado do tempo contrariava o nosso estado de espírito que se revelava ser bastante expectante. Saímos da Junta da Freguesia da Madalena, e dirigimo-nos para a Casa de Cedofeita. Quando lá chegamos a Educadora Filomena e a auxiliar Andreia (as responsáveis) já tinham as crianças prontas para dar início à viagem. De seguida, fomos buscar as duas crianças da casa do Vale e o respectivo responsável, Mário.
A viagem para Lisboa foi bastante calma, inclusive algumas crianças adormeceram por ser ainda muito cedo.
Tal como estava programado fizemos uma paragem na estação de serviço de Pombal para as crianças poderem relaxar um pouco e para comer o lanche que tínhamos elaborado com tanto carinho. Quando terminaram voltamos à camioneta, mas desta vez cada uma de nós fez-se acompanhar por uma ou duas crianças, para irmos criando laços e conhecê-las melhor.
Quando chegamos a Lisboa deparámo-nos com alguns contratempos para encontrar o local, uma vez que nos tinham indicado Almada, quando na verdade era Amadora. Por isso, podemos dizer que passeámos um pouco pelo distrito de Lisboa, pois na verdade fomos a Almada e tivemos de regressar novamente a Amadora.
Apesar de todos os contratempos, conseguimos finalmente chegar ao destino. Contudo, chegamos cerca de duas horas depois do previsto, o que maçou um pouco as crianças. Por isso, almoçamos logo à chegada para elas poderem ter a devida energia para aproveitar o mundo mágico que tinham à sua inteira disposição.
A tarde revelou-se ser pequena para a quantidade de actividades que a KidZania dispunha. Cada uma de nós tinha ao seu encargo pelo menos uma criança, contudo devido à organização do parque de diversões, os meninos efectuavam as suas “tarefas de adulto” de forma autónoma.
Perante o vasto leque de oferta de actividades, as crianças consoante a sua idade e preferências escolhiam o que mais lhes agradava.
Inicialmente foi-lhes facultado um cheque no valor de 50 Kidzos que deveriam trocar no banco (Caixa Geral de Depósitos) por notas que lhes iria dar acesso à participação no “Mundo dos adultos” que os esperava e que eles poderiam gerir da forma que achassem ser a melhor.
Durante todo o dia não nos esquecemos de registar cada momento tirando fotografias que se revelaram demasiado pequenas para aquilo que elas realmente representam.
No final do dia, por voltas das 18h30, foi difícil convence-los que era altura de ir embora. A magia que se fazia sentir tornou complicado fazê-los voltar ao mundo real.
Na viagem de regresso, apesar de já estarmos todos muito cansados, continuamos a brincar e a conversar com eles.
Os laços que criamos com os meninos foram tão fortes que tornaram a despedida a parte mais triste de toda a viagem. Entre sorrisos por termos tornado um sonho realidade, e lágrimas de nostalgia, foi assim que terminou a nossa viagem, sem ter terminado a ligação que criamos. Ficou a certeza de que eles ficarão guardados num lugar muito especial do nosso coração.
PS: para visualizar mais fotografias confrontar http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=100001900321834&sk=info