"Se podemos sonhar, também podemos tornar os nossos sonhos realidade." Walt Disney





Diário de Bordo

8.10.2010

· Escolha do tema a desenvolver durante o ano lectivo: concretizar sonhos de crianças, jovens e idosos que vivam em centros de acolhimento.
· Escolha do nome do projecto: “Agora Sei Que é Possível!”
· Identificação da primeira etapa: trabalhar com crianças. Optamos escolher um nome para esta etapa: “Com asas para voar”.


13.10.2010
 
· Elaboração de uma carta a pedir autorização ao director para distribuir caixas pela escola para angariação de fundos.
· Elaboração de uma lista dos possíveis locais para colocar as caixas.
· Escolha de outras formas de angariação de fundos: rifas e venda de bolos.
· Criação do email do projecto: agoraseiqueepossivel@hotmail.com
· Surgiu a ideia de utilizar t-shirts que identifiquem o projecto do grupo.


15.10-2010

· Início da preparação das caixinhas para a angariação de fundos.


20.10.2010

· Pesquisa e selecção na internet de vários centros de acolhimento no norte de Portugal.
· Preenchimento dos documentos de identificação e orientação do projecto.
· Continuação da preparação das caixas.


22.10.2010

· Criação do blog do projecto: http://concretizarsonhos.blogspot.com/
· Elaboração e envio de um email para um centro de acolhimento em Aveiro.
· Pedido ao conselho directivo de uma credencial para entrega nas nossas visitas fora da escola.
· Preparação da visita á Câmara Municipal de Gaia, que se realizou fora do horário escolar.


27.10.2010

· Elaboração do relatório da visita à Câmara Municipal de Gaia.
· Recolha de informação dos centros de acolhimento de crianças e jovens no “Guia de Recursos de Vila Nova de Gaia” que nos foi facultado pelo gabinete de acção social da CMG.
· Escolha do centro de acolhimento “Novo Futuro” para iniciar o nosso trabalho, que se localiza em Santa Marinha.
· Preparação da visita ao centro: realizamos uma espécie de guião com os elementos fundamentais para explicar aos responsáveis do centro.


29.10.2010

· Finalização do preenchimento dos documentos de identificação e orientação do projecto.
· Continuação da preparação das caixas.
· Elaboração do relatório da visita ao centro de acolhimento.
· Criação da mensagem para colocar nas caixas de angariação de fundos: “Todos podem ajudar e nós queremos sonhos concretizar. As crianças são a melhor coisa do mundo por isso nós queremos ouvir o seu cêntimo bater no fundo”
· Efectuamos o pedido de autorização ao director da escola para iniciar a venda de rifas. Pedido aceite! : )


3.11.2010

· Escolha do centro de acolhimento da casa de cedofeita no Porto, para incluir igualmente no nosso projecto.
· Pedimos ao conselho directivo para contactar o centro para os informar da nosso visita.
· Continuação da preparação das caixas.


5.11.2010

· Elaboração do questionário para realizar ás crianças.
· Actualização do nosso blog.
· Actualização do diário de bordo.
· Finalização da construção das caixas para a angariação de fundos.


10.11.2010

· Preparação da visita ao centro de acolhimento da casa de cedofeita no Porto.
· Preparação das mensagens para as caixas.


12.11.2010

· Relatório da visita à Casa de Cedofeita.
· Elaboração de uma carta ao director com o pedido de autorização para a venda de bolos nos dias 22 e 23 de Novembro à comunidade escolar
· Pesquisa sobre o sonho escolhido pelas crianças: KIDZÂNIA
· Preparação da reunião com o Presidente da Junta de Freguesia da Madalena – Dr.Francisco Leite, para pedir autorização para nos ser facultada a camioneta para a visita a Almada.


17.11.2010

· Relatório da reunião com o Presidente da Junta de Freguesia da Madalena.
· Solicitamos ao conselho directivo para enviar uma carta ao Dr. Francisco Leite e à Dr. Ana Moutinho (directora da Casa de Cedofeita) para confirmar o apoio da escola no nosso projecto.
· Entramos em contacto com a KIDZÂNIA, para explicar o nosso projecto e para comunicar a visita com as crianças. Como fazemos parte de uma escola, irão fazer-nos um preço especial. Enviamos um email com o nº de crianças e adultos e com o menu de almoço escolhido, e já sabemos o preço total da visita, cerca de 250 euros.
· Enviamos um email para a Dr. Ana Moutinho a explicar como irá ser a viagem.


19.11.2010

· Falamos com o director sobre a possibilidade de a transferência bancária do valor necessário para efectuar a reserva da visita à KIDZÂNIA, ser pela conta da escola. O director foi muito prestável, e disponibilizou-se a colaborar.
· Organização da venda de bolos nos intervalos lectivos dos dias 22 e 23 de Novembro


24.11.2010

· Greve Geral


27.11.2010

· Relatório da venda de bolos nos dias 22 e 23 de Novembro.
· Actualização do diário de bordo e do blog do projecto
· Finalizamos a preparação da viagem à KIDZÂNIA. Confirmação da parte da Dr Ana Moutinho (directora da Casa de Cedofeita), do Presidente da Madalena, Dr. Francisco Leite e da KIDZÂNIA.


3.12.2010

· Preparação do relatório final do primeiro período e preenchimento das auto-avaliações.


10.12.2010

· Entrega do relatório final do primeiro período


15.12.2010

· Reflexão do desenvolvimento do projecto durante o primeiro período



2º Período



05.01.201

· Elaboração do relatório relativo ao cabaz de Natal.
· Elaboração do relatório da viagem à KidZania.
· Selecção de fotos da viagem para publicar
· Actualização do blog.


07.01.2011

· Reunião entre os elementos do grupo para solucionar pequenos atritos que ocorreram.
· Definição das etapas a alcançar no segundo período.
· Escolha dos lares com que vamos trabalhar: Lar José Tavares Bastos (Madalena) ou Lar de Santa Isabel (Mafamude).


12.01.2011

· Decisão do dia da venda de bolos para angariação de fundos para a concretização do objectivo do 2º Período
· Elaboração de um cartaz apelativo para “o dia da venda de bolos”
· Elaboração do preçário dos produtos a vender.


14.01.2011

· Contactamos o Lar José Tavares Bastos (Madalena) e o Lar de Santa Isabel (Mafamude) para sabermos quando poder ir lá
· Postagem das fotos à KidZania no facebook


19.01.2011

· Elaboração das cartas para enviar para os Lares de Idosos escolhidos
· Actualização do blog.


21.01.2011

· Ida ao conselho directivo para sabermos se tínhamos obtido resposta ao email enviado para o Lar de Santa Isabel - resposta não obtida.
· Actualização do diário de bordo.


26.01.2011

· Escolha das melhores fotografias da viagem à KidZania para enviarmos à Casa de Cedofeita.
·Contactamos o Lar de Santa Isabel para nos darem uma resposta quanto ao nosso pedido. Informaram-nos que iria decorrer na próxima semana uma reunião para aprovar o nosso pedido.


28.01.2011

· Verificação de e-mails
· Actualização do blog e diário de bordo                                                                                                                                                                                                                                                                     

02.02.2011

· Discussão sobre as formas de angariar fundos para o projecto


04.02.2011

·  Planificação do projecto


09.02.2011

· Reenvio do pedido de colaboração ao Lar Santa Isabel para a participação dos idosos do lar, no nosso projecto
· Realização do texto relativo ao objectivo a concretizar neste período


11.02.2011

· Discussão sobre a venda de bolos e marcação da mesma para dia 17 de Fevereiro
· Elaboração do questionário a fazer aos idosos
· Actualização do blog


16.02.2011

·  Preparação e organização da venda de bolos a realizar dia 17 do respectivo mês


18.02.2011

· Entramos novamente em contacto com o Lar Santa Isabel e mandaram-nos mais uma vez aguardar pela resposta. Desta vez estipula-mos um prazo limite, ou seja, 25 de Fevereiro e caso não nos disponibilizarem uma resposta avançaremos para outro lar.
· Escolha de um Lar da Santa Casa da Misericórdia do Porto.


23.02.2011

· Actualização do blog


25.02.2011

· Contacto com a instituição Hospital de São Lázaro para planeamento do objectivo deste período
· Actualização do blog


02.03.2011

· Assistimos a uma palestra sobre o planeamento familiar realizada pela USF das Camélias.
· Actualização do blog


04.03.2011

· Esclarecimento sobre as datas da visita ao Hospital São Lázaro no Porto
· Actualização do blog


10.03.2011


· Espera pelo contacto da instituição
· Actualização do blog


16.03.2011

· Espera pelo contacto da instituição
· Actualização do blog


18.03.2011

· Discussão sobre o novo caminho do projecto


23.03.2011

· Contacto a uma nova instituição, de apoio domiciliário "Cruzada de Bem-Fazer"
· Esquematização das ideias propostas na ultima aula para divulgar o projecto e angariar fundos


25.03.2011

· Realização do relatório relativo ao 2º período
· Actualização do blog


1.04.2011

· Térmito e entrega do relatório relativo ao 2º período


06.04.2011

· Preparação da projecto elaborado para o dia 11 de abril "Páscoa & Sonhos"



08.04.2011


· Térmito do relatório final relativo ao 2º período
· Discussão dos resultados obtidos no 2º período


3º Período


27.04.2011

· Planificação das ideias a realizar no 3º período
· Realização dos relatórios da reunião com a directora da GAS PORTO e da actividade realizada nas férias da Páscoa
· Organização dos inquéritos feitos na cidade do Porto a cidadãos com idades compreendidas entre os 0 e 80 anos.
· Elaboração de e-mails para enviar à Casa de Cedofeita e à instituição GAS PORTO




2.04.2011


· Actualização do diário de bordo
· Pesquisa de sugestões para actividades a realizar com os idosos
· Elaboração das fotografias a apresentar aos meninos da Casa de Cedofeita

04.05.2011

· Actualização do diário de bordo
· Relatório da visita à Casa de Cedofeita
· Preparação da reunião com a GAS PORTO

06.05.2011

· Relatório da reunião com a GAS PORTO
· Preparação da realização do sonho com os idosos: Visita à Santa Alexandrina
· Elaboração de email para enviar à Junta de Freguesia da Madalena, para solicitar a carrinha.

11.05.2011

· Actualização do Diário de Bordo
· Confirmação do sonho com a GAS PORTO e com a Junta de Freguesia da Madalena
· Elaboração da viagem: custos e alimentação.

13.05.2011


· Actualização do relatório final

18.05.2011


· Actualização do Diário de Bordo
· Realização do relatório da Campanha CrescerSer no Jumbo do Mar Shopping


18.05.2011


· Actualização do Diário de Bordo
· Elaboração de e-mails para a Doutora Ana e para a responsável da GAS PORTO